sábado, 9 de janeiro de 2016

4 - NATAL de 2011 - BATATA !




Todos os anos, nesta época, costumo visitar uma cidade  relativamente próxima e regressar só no fim do dia. E todos os anos tenho encontrado  um personagem curioso, abusado, vestido de Papai Noel, que, de uma forma ou de outra, sempre encontra uma maneira de  me importunar, seja pedindo-me alguma coisa, seja  apenas falando sem parar.

Noto que as pessoas o evitam com um sorriso, fogem da sua irreverência algo desmedida, da sua voz trovejante e da falta de limite das suas palavras.

No dia em que o vi pela primeira vez,  o garçon acabara de perguntar-me  o que queria para acompanhar o bife que encomendara, se arroz, se batata, e eu respondera: “Batata!”.  Foi então o Papai Noel  chegou de repente, sentou-se à minha mesa, e disse que queria a mesma coisa, sorrindo sempre, olhando alternadamente de mim para o garçom, até que eu acabei  por concordar.

Afinal, dentro de alguns minutos eu sairia dali num ônibus e não voltaria a vê-lo. Podia perfeitamente pagar-lhe uma refeição decente.

O garçon afastou-se,  e foi então que ele se apresentou. Estendeu para mim uma mão muito suja, que hesitei em apertar, e disse com um sorriso alvar onde faltavam dentes:

-Muito obrigado, estou com uma fome de leão ! E deixe-me aproveitar para apresentar-me: - Eu sou o Papai Noel !  Você, eu já sei: - é o Batata !
-Hem ?  Não... Que é isso ???  Eu sou o...
-Batata !

Não adiantou espernear. Fiquei sendo o Batata.

E nos anos seguintes, naquele mesmo barzinho sempre meio vazio, enquanto como alguma coisa durante o tempo de espera pelo ônibus, sempre acabo encontrando Papai Noel. E sempre acabamos comendo juntos e conversando, de tal maneira que o garçon, aquele cretino  – que hoje já é outro, cretino também – me trata por Dr. Batata, e sempre coloca dois lugares à mesa.

E sempre  Papai Noel chega vindo do nada, nas mesmas velhas roupas surradas, de bolsos enormes, ruidoso, espalhafatoso, sujíssimo. E  já várias vezes perdi o ônibus, e acabei tendo  de tomar um outro mais tardio, por conversarmos tanto. Mas nunca o interroguei a respeito de ele ser ou não Papai Noel, e ele nunca disse nada menos condicente com o personagem que representa há tanto tempo.

Este ano, entretanto, decidi finalmente intrepelá-lo. Talvez até entrevistá-lo. Porque não ?

Assim, estava já sentado à mesa quando escutei nas minhas costas o seu vozeirão poderoso, falando em espanhol  “- Eres tu, Batata ??? ”

Sorri por dentro, e a força que tive de fazer para não o deixar perceber esse sorriso, nem a minha alegria por  reencontrá-lo, deu-me  a dimensão exata da ansiedade com que eu aguardava este nosso encontro. Levantei-me e abracei o meu velho amigo Papai Noel.

-Si ! Yo mismo ! Pero ahora hablas español ? – perguntei, olhando-o no rosto muito escuro, contrastando com o cabelo muito branco.
-Es que asi no necesitas traducirme! Verdad ? - o seu sorriso  era  desconcertante.
-Ah...Já sabes que este ano quero fazer da nossa conversa uma entrevista?
-Claro !
-Mas como sabes?
-Tinha que acontecer, mais cedo ou mais tarde. Sempre percebi  isso, nas perguntas contidas que não te atrevias a fazer... E há coisas que um velho Papai Noel sabe por instinto. Digamos que são privilégios da velhice...
-Acho que eu fui muito transparente...
-Ah, sim! Muito ! – riu ele.
-Mas então, se és mesmo Papai Noel, porque nunca me deste um Presente de Natal ?
-Hum... Vejamos... Quantas pessoas conheces aqui nesta cidade?
-Aqui na cidade não conheço ninguém. Só tu!
-E eu não sou daqui. Eu apenas te procurei, te ofereci a minha mão e a minha companhia.
Eu ri-me, divertido.
-Companhia que foi  jantando às minhas custas, estes anos todos !
-Bem... Isso foi um detalhe, só para tua satisfação pessoal! Ficaste feliz, por achares que me podias perfeitamente pagar uma refeição decente. Não foi? Confessa, vá...
-Bem… Sim, isso é verdade...
-Então, aí está... Eu fui o teu presente, todos estes anos! Entendeste ?
-Bem...Sim, mas...
-Entonces…. Vamos a cenar, hombre! Podemos falar enquanto comemos.
-Está certo! Não deixa de ser verdade. Confesso que estou um pouco desorientado...
-Acalma-te !  Pergunta o que quiseres...
-Bom, diz-me o teu nome, então...
-Santa Klaus!
-Ah não!  Assim não!  Tu és negro!
Ele parecia surpreendido.
-Sim!  Desde niño! Faz tempo, isso !
-E onde está o trenó, que eu nunca o vi?
-Bem, sabes...É muito difícil usar aquela coisa sem neve...
-Mas o teu trenó voa! Não precisa de neve...
-Hummmmm...Chega aqui...

Aproximámos as cabeças, por cima dos pratos.

- Consegues mesmo acreditar nisso ? E mesmo que fosse verdade,  já viste como está a situação dos aeroportos? hein ??? Filas de dar medo...

Fiquei sem respostas. Entretanto, a comida chegou. Fomos comendo quase  em silêncio. Num estacionamento  vazio ali perto, um grupo de garotos estava sentado no chão, sem fazer nada. 

Então, sem interromper o que me estava dizendo, Papai Noel  levantou-se, abriu a janela e tirou do bolso uma bola de tenis amarela, novinha em folha.  Deu um grito para os meninos e atirou-a na direção deles, lá para fora.  Depois sentou-se de novo, e continuou comendo e conversando.

Em pouco tempo a criançada lá fora já jogava um jogo impossível de descrever, com uma bola amarela e improvável. Ele ria, olhando para eles, enquanto conversávamos sobre outras coisas. Aos poucos voltávamos à entrevista.

-E as renas? – perguntei suspeitoso. – Como se chamavam as renas?
-Bobi !
-Bobi ? – repeti eu escandalizado – Mas isso é nome de cachorro!
-Ah é ? – perguntou ele com um ar muito inocente…
-Claro que é ! O que aconteceu com Rudolpho e as outras, heim ?
-Não sei, nunca as vi ! Quando assumi o cargo aqui, já então não havia renas. Ouvi falar de um churrasco, há muito tempo...
-Churrasco?  Mas isso é uma loucura ! Isso é coisa que se diga?
-Cálmate, hombre. No sei se é verdade. Mas nunca as vi.

Comecei a entender tudo. Ele não era o Papai Noel.  Só de nome...

- Entendo...E para as tuas deslocações usas...
- Ah, um velho furgão da Ford, de quem ninguém suspeita, eh eh eh !
- E o que aconteceu ao célebre  "HOU, HOU, HOU" ?
- Isso é só mesmo quando há meninos por perto, claro. Ninguém se ri assim, não achas ?
- Bom, isso é verdade... Mas...e o saco dos presentes...Também não usas, é claro !
- Saco, saco...não uso. Mas olha o tamanho dos meus bolsos... Muito mais práticos. E hoje em dia os presentes também são muito menores que dantes.  É um pendrive para uma pessoa. É uma caneta bonita para outra. Uns brincos com uns brilhantes. Um alfinete de gravata...Uma lingerie mais sexy...
- Hein ? – Eu mal acreditava em meus ouvidos. Estava chocado! – Mas isso não são coisas que se possa dar às crianças.  Crianças gostam de brinquedos, bicicletas, carrinhos, bonecas, coisas assim...!
- Nááá!...Eu prefiro os adultos...É uma questão de lógica. Se ajudares os adultos, eles vão dar melhores presentes às crianças. Se eles estiverem felizes, com o espírito certo de Natal, eles vão  levar o Espírito de Natal para suas casas e ensinar às crianças o Espírito de Natal...e isso é o que importa. Não achas ?

Eu fiquei sem saber o que dizer, perante aquele papai Noel negro, sujo, de quem era amigo e com quem jantava há tantos anos sempre no mesmo lugar, que nunca vira renas nem trenó, e que se achava ele próprio o meu presente de Natal, apesar de jantar sempre às minhas custas.

A minha cara devia traduzir a surpresa que eu sentia, porque papai  Noel riu-se  e disse-me: 

- Não fiques assim, chocado comigo. A vida é como é. E não é mais do que apenas um sonho, tal como  resolvemos sonhá-lo. Enquanto  houver espaço no teu sonho para um Papai Noel  com um saco ás costas, descendo pelas chaminés e distribuindo presentes para os meninos - vai ser assim mesmo ! Enquanto houver espaço para um trenó puxado por Rudolpho e as outras renas, guizos soando na noite, e um trenó mágico, voador, que não precisa de neve e voa pelos ares rumo ao Polo Norte, onde fica a fábrica de brinquedos de Papai Noel – não será de outra forma, nunca...

Eu olhava para ele, sentindo que algo importante estava acontecendo ali, naquele momento, e então ele continuou:

-Mas pode ser que, um dia, só caiba no teu sonho um Papai Noel mais simples, menos mágico e mais humano, que não chegue a tantos lugares. Que talvez nem voe pelos ares, num trenó, mas que  tente ajudar aqueles de quem se aproxima, provávelmente só com pequenos gestos:  um pouco de companhia; uma bolinha barata para os meninos pobres; um saco de comida para os cachorros de rua; qualquer coisa que talvez nem seja um sonho muito grande.  Pode ser um Papai Noel branco, negro, mestiço, de qualquer cor – não vai fazer diferença nenhuma. O Natal é só um dia, no ano. Mas um sonho é um gigante que não morre nunca.

Então, súbitamente,  Papai Noel  levantou-se.  E de um dos seus bolsos tirou uma caixa que me entregou.

-Agora tenho de ir-me ! – disse.- Este ano, que é o meu último ano como Papai Noel,  houve espaço no meu sonho para trazer-te um presente. Quem sabe se no próximo ano haverá espaço no teu sonho para usá-lo ?

Abracei o meu velho amigo, e virei-me procurando uma mesa sobre a qual abrir o presente que me oferecera.  Quando voltei a virar-me para ele, ele já tinha partido, sem que eu me apercebesse. Voltei a olhar o presente. Em cima da mesa estava uma roupa completa de Papai Noel, novinha e brilhante, com um cartão que dizia: “-  As botas compras tu, tá ? “

A minha risada soou um pouco alta demais.  Entretanto, o garçon aproximara-se da janela e ria-se também. Os meninos do estacionamento tinham interrompido o jogo e assistiam a um fogo de artifício que vinha de um velho furgão Ford estacionado lá ao fundo, ao lado de uma árvore de Natal que estava toda iluminada.

Fui á janela também para assistir, e a criança que ainda há em mim maravilhou-se com as luzes e as cores, e principalmente com as risadas das crianças e das pessoas que passavam...

E não vi nenhum trenó, mas juro que escutei uns guizos que não esperava. E, por cima de tudo aquilo, uma inesperada risada de "HOU ! HOU! HOU !" pareceu pairar nos céus por sobre toda a cidade.

Voltei a olhar a roupa. Depois dei por mim a pensar:

”- No próximo ano, quem sabe???”                         



Henrique Mendes / Dez 2011    Revisado



3 comentários:

  1. No bom humor, uma delicada estória, ou história! Posto que de ti e teus escritos, tudo de bom e bonito, se pode esperar. Comprou as botas e as meias para 2016 Papai Noel?? Rara beleza e flor de sensibilidade que só almas como a tua possuem!! fraterno abraço Henrique!! És mui querido, e não sem motivos.

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Muito obrigado, Misa. Fico muito feliz que tenha gostado. Acalento a esperança de conseguir que escreva um conto de Natal seu, é uma tradição que se foi perdendo e que eu luto para reanimar.

      Excluir